quinta-feira, 11 de junho de 2009

Quais argumentos contra e a favor ao aborto?


Vamos realizar uma nova enquete sobre o aborto de uma forma mais generalizada sobre o tema. Após ler o texto, vá a coluna direita da página e deixe sua opinião!


O aborto gera conseqüências para a mulher e as pessoas que a cercam, junto com as pressões da sociedade que é conservadora e rígida sobre este assunto. O aborto provoca intensos debates em diversas partes do mundo, pois ao mexer com a vida instiga na maioria das pessoas uma opinião sobre esse tema.

A grande maioria da população mundial vive em países com legislação liberal quanto ao aborto. Em muitos países do ocidente é legalizado, como na China, Japão, Inglaterra. Assim percebemos que os países desenvolvidos aceitam o aborto com mais receptividade enquanto os subdesenvolvidos e mais atrasados, não.

Os argumentos contra e a favor do aborto só podem ser avaliados individualmente, pois cada mulher tem uma situação que a leva a realizar o aborto. Tem situações que ele acontece espontaneamente, algumas que a lei é a favor e outras que são causadas em conseqüência de uma gravidez indesejada. Dependendo da história da gestante, temos abortos diferentes que levam argumentações para cada um, eles são:

Aborto espontâneo: pode ocorrer em decorrência de anomalias presentes nos cromossomos do feto, ou seja, anomalias genéticas extremas. Defeitos no óvulo e no espermatozóide podem levar ao aborto, ou até mesmo em decorrência de traumas ou acidentes sofridos pela gestante.

Aborto terapêutico: é o aborto provocado e amparado pela legislação atual, justificado como tentativa desesperada de salvar a vida da mãe. Neste caso, não há outro meio de salvar a vida da gestante, a não ser, a interrupção imediata da gravidez.

Aborto emocional, piedoso ou moral: decorrente de algum estupro. Deve ser comprovado por documentação legal e boletim de ocorrência policial.

Aborto eugênico: quando há a probabilidade da presença de graves e irreversíveis anomalias físicas e mentais no feto. É um tipo de aborto altamente polêmico, visto que, na realidade, visa à melhoria da raça humana, interrompendo gestações de fetos portadores de possíveis anomalias ou patogenias, mas, que podem sim, talvez, serem compatíveis com a vida.

Aborto induzido ou provocado: é todo aquele que tem como causador um agente externo, ou seja, fármacos, substâncias inorgânicas como chumbo, ferro, ácidos ou plantas, como alecrim e ervas amargas que, se ingeridas em grandes quantidades, agem bloqueando o desenvolvimento fetal, privando o embrião de se alimentar levando-o a morte (aborto). Este, sem sombra de dúvidas, é o mais polêmico de todos os tipos de aborto, pois é realizado com a única justificativa de interrupção de uma gravidez indesejada.