sexta-feira, 27 de março de 2009

A Gravidez na adolescência e a importância dos valores



Site utilizado: http://gballone.sites.uol.com.br/infantil/adolesc3.html


Neste Blog temos como o objetivo falar sobre assuntos relacionados à criança e o adolescente. Neste momento, como um assunto inicial, vamos mostrar um pouco sobre o tema gravidez na adolescência que atualmente é um problema social no Brasil e em outros países. Baseando-se em informações de sites, vamos trazer algumas questões que abordam o tema para seu maior conhecimento. Seja bem vindo!

A adolescência é uma fase de transição da criança para o adulto, que ocasiona mudanças psicológicas e físicas. No Brasil, o adolescente em sua formação muitas vezes depende da classe social em que está inserido. Nas classes de nível melhor, o adolescente não tem muitas responsabilidades, pois tem uma vida mais tranqüila, dedicando-se apenas aos estudos, sem preocupações econômicas, emocionais e sociais, e vive uma vida mais de informação e preparação para a fase adulta. Já nas classes menos favorecidas, os adolescentes têm mais chances de ficarem expostos ao mundo adulto mais rápido, tendo mais chances de terem experiências que muitas vezes possam influenciar e anteceder a formação de uma família precoce, pois muitos não estudam para poderem sobreviver ajudando na manutenção da família. No Brasil, cerca 70 milhões dos nossos adolescentes abaixo de 18 anos não possuem uma situação muito favorável para a sua transição à vida adulta, sendo que nesta fase é essencial o apoio de uma família que dê subsídios para uma boa formação psicológica e da realidade, ensinando valores que propiciem o adolescente a conseguir discernir do que é melhor para ele.
Abaixo um dado comprova os altos índices de gravidez na adolescência, até mesmo em países desenvolvidos:

“A incidência de gravidez na adolescência está crescendo e, nos EUA, onde existem boas estatísticas, vê-se que de 1975 a 1989 a porcentagem dos nascimentos de adolescentes grávidas e solteiras aumentou 74,4%. Em 1990, os partos de mães adolescentes representaram 12,5% de todos os nascimentos no país. Lidando com esses números, estima-se que aos 20 anos, 40% das mulheres brancas e 64% de mulheres negras terão experimentado ao menos 1 gravidez nos EUA .”

Hoje vivemos uma atualidade onde os pais não se preocupam em dar um bom acompanhamento aos seus filhos e deixam todas as suas responsabilidades aos adolescentes. Devido a vida corrida, acham de pouca importância ensinar os valores essenciais para sua formação, ficando o adolescente a mercê da sua realidade. Precisamos ter consciência que esses adolescentes podem ter um futuro brilhante, mas depende de cada família passar para esses jovens valores, como uma boa educação.

As famílias precisam ter bons conhecimentos, independente de classe social para repassar aos adolescentes, pois são seres humanos que estão em idade de formação intelectual, emocional e psicológica, sendo imaturos e desconhecendo as conseqüências que suas atitudes podem causar em sua vida no futuro, sofrendo toda a família envolvida e a própria criança que vai nascer. O adolescente precisa de orientação sexual e um apoio familiar que forneça orientação para evitar este acontecimento tão precoce.